• Tópicos
  • 11072013
    Criador De PássarosComentários: 0Visto: 6254
    Criação de coleiro

    Apresentação


    Sem dúvida, é o mais popular dos pássaros brasileiros, seu tamanho diminuto facilita o manejo. É a maior paixão de crianças que gostam de pássaros. Esse lindo passarinho cantador é quase sempre o primeiro tipo de pupilo dos passarinheiros. Foi o meu primeiro, quando tinha 6 a 7 anos, lá pela minha Manhuaçu. Havia centenas deles por perto de minha casa. Hoje bem mais escasso, mas ainda é, certamente, o que existe em maior número pelo Brasil afora. Conhece-se, pelo menos,...
  • 11072013
    Criação de Trinca Ferro


    Nome Científico: Saltator similis.
    Nome Comum: Bico-de-ferro, João Velho, Pixarro.
    Distribuição: Brasil central e Leste-meridional (da Bahia
    ao Rio Grande do Sul).
    Habitat: Vive à beira da mata, tanto nas baixadas como nas montanhas.
    Freqüenta pomares, onde se alimenta de frutas como a jabuticaba.
    Características: 21,0cm de comprimento.
    Trata-se de um dos pássaros nacionais com instinto
    territorialista mais acentuado.
    São extremamente valentes na época de reprodução
    mas...
  • 21072013
    Pixoxó Estrela e Pixoxó Taquara
    Duas espécies? ou uma só?


    Vejo muitas pessoas confusas quando falamos em pixoxó ou chanchão como quiserem chamar. Muitos criadores pensam que o Pixoxó se divide em duas espécies: Pixoxó Estrela e Pixoxó Taquara (bambu).

    Isso é um grande equívoco o Pixoxó Estrela e o Taquara (Bambu) é o mesmo pássaro. O Pixoxo Estrela é o macho só que virado (adulto). O Pixoxo Bambu é a fêmea ou o macho só que é pardo, e não possui as listra branca formando a estrela.

    Enquanto o Pixoxó Estrela canta o dia todo na maioria das vezes, o Taquara...
  • 12072013
    Técnicas Gerais de Manejo - Curió


    Varias são as condições que podem favorecer a instalações de doenças nos criatórios de pássaros como, sujeira, poeira, excesso de umidade, superpopulação, má nutrição, parasitismo interno ou externo, uso descontrolado de antibiótico, correntes de vento, introdução de aves doentes, etc. porem com medidas simples podemos evitar a contaminação e até a proliferação de doenças entre os pássaros do criatório.

    ► Água: Deve ser trocada todos os dias para evitar o aparecimento de fungos e germes. É necessário...
  • 12072013
    Criador De PássarosComentários: 0Visto: 424
    Período da "Muda"


    abril/julho

    O período da "muda" inicia-se no mês de abril (com variações conforme a região brasileira), ocasião na qual o criador prepara os casais reprodutores para o chamado "ciclo reprodutivo", cujo sucesso dependerá primordialmente desta fase.
    As fêmeas deverão estar dispostas e acomodadas de maneira que possam estar visualmente próximas, de forma que se observem, umas as outras, salientando que, em sendo assim, as gaiolas deverão estar sem a proteção das capas ou divisórias.
    Observa-se que este procedimento...
  • 12072013
    Criador De PássarosComentários: 0Visto: 200
    Sabiá
    (Turdus rufiventris)



    Distribuição
    Maranhão ao Rio Grande do Sul; Goiás, Mato Grosso.

    Habitat
    Matas, quintais, pomares, dentro das cidades.

    Fêmeas e Jovens
    Não há dimorfismo sexual. As fêmeas também cantam e os jovens são iguais aos adultos, apenas com a plumagem mais apagada.

    Outras formas
    Da família Turdidae ocorrem no Brasil cerca de catorze espécies, sendo as mais populares: Sabiá-pardão-da-bahia (Turdus fumigatus), Sabiá-coleira (Turdus...
  • 11072013
    Criando Azulões


    Não sou especialista mas ... pode ser grande a dificuldade inicial de reproduzir esta ave lindíssima. A fêmea quase sempre abaixa quando vê o macho, confundindo os menos ex­perientes mas, o macho sabe o mo­mento exato e nem sempre vai ... quando conseguimos ajustar um casal e tudo parece ir dando cer­to, ela não carrega palha e não de­sencadeia o choco, ao que chamamos "ausência de choco" além do que algumas fêmeas colocam o ovo no ninho e simplesmente o ignoram.

    As vezes da tudo certo e parece ir tudo muito bem,...
  • 11072013
    Alimentação básica do Canário da terra


    A alimentação é fator importante nessa época. Costumo alimentá-las de forma não tão diferente do que estão acostumadas na época de reprodução:

    70% de alpiste;
    30% de painço;

    Quirera de milho fina misturada com ração de codorna;
    Farinhada acrescida de ovo cozido passado na peneira;
    Uma porção de Grit – minerais.

    Alguns criadores adotam as verduras, legumes ou frutas como parte da alimentação, eu, no entanto, aboli completamente este trato, pois entendo que alguns desses alimentos podem...
  • 11072013
    Criador De PássarosComentários: 0Visto: 356
    Criação de Canário da Terra

    O canário da terra (Sicalis flaveola) é o pássaro canoro mais popular do Brasil, uma verdadeira paixão nacional. Ele se distribui por todo o País em muitas de suas formas. O mais comum é o que se estende do Nordeste até o Norte do Paraná. Embora tenha alta taxa de natalidade está extinto em certas regiões onde outrora era abundante.

    Daí a necessidade premente de incrementarmos a sua reprodução doméstica. Precisamos poder efetivamente ajudar a sociedade a praticar, onde for necessário, a reintrodução na natureza....
  • 11072013
    Criador De PássarosComentários: 0Visto: 442
    A fibra dos Canários da Terra


    Quais os motivos que fazem do Canário-da-Terra ser o pássaro mais comum (e querido) nas gaiolas desse nosso Brasil??? Que estranha atração é essa??? Seria a predominante cor amarela que o torna tão lindo e agradável aos nossos olhos??? Seria seu canto de diversas formas estalado que nos lembra agradáveis rincões que vimos ou sonhamos??? Seria sua incrível capacidade de adaptação aos mais diversos ambientes e sua incrível capacidade reprodutiva??? Seria sua aguerrida valentia não superada por nenhuma outra espécie...
  • 11072013
    Reprodução


    Os Trincas seguem o ritual de aproximação comum às outras aves. Trata-se de uma ave bastante territorialista, que não convive em grupos. Recomenda-se deixar macho e fêmea separados durante o ano (para juntá-los somente durante os períodos de acasalamento).

    Muitos criadores tentam colocar macho e fêmea juntos quando chega a época da reprodução, mas assistem aos dois brigaraem (ao invés de verem a gala do macho sobre a fêmea). Isso pode acontecer porque não houve o devido "preparo" para a gala.

    É necessário que o criador realize uma...

Usuários no Fórum: Nenhum

Moderadores

Nenhum

Permissão deste fórum:

Você não pode postar novos tópicos neste fórum
Você não pode responder aos tópicos neste fórum

  • Novas mensagensNovas mensagens
  • Novas Mensagens [Popular]Novas Mensagens [Popular]
  • Novas Mensagens [Bloqueadas]Novas Mensagens [Bloqueadas]
  • Não há novas mensagensNão há novas mensagens
  • Não há novas mensagens [Popular]Não há novas mensagens [Popular]
  • Não há novas mensagens [Bloqueadas]Não há novas mensagens [Bloqueadas]
  • AnúncioAnúncio
  • FixoFixo
  • Anúncio globalAnúncio global