Compartilhe
Ir em baixo
avatar
Admin
Admin
Mensagens : 108
Data de inscrição : 23/02/2013
Ver perfil do usuáriohttp://clubedascalopsitas.forumeiros.com

Como ensinar uma calopsita a falar

em Qui 21 Jun 2018 - 17:31

Como ensinar uma calopsita a falar


Método 1 : Deixando a calopsita confortável




Primeiramente, crie laços com o pássaro. A interação humana é essencial ao se ensinar uma calopsita a falar. Embora algumas pessoas acreditem que você pode ensiná-la a falar e, ao mesmo tempo, adestrá-la, esse é um mito. Em vez disso, é preciso criar um vínculo com o pássaro e acostumá-lo ao novo lar antes de começar o treinamento.

Se você precisa de ajuda adestrando o pássaro, um veterinário ou uma pet shop em sua cidade poderão ajudar — ou, ainda, algum amigo experiente.

2


A calopsita deve estar saudável. Observe se há comida e água suficientes, além de bastante espaço na gaiola. Além disso, para que esteja em plena forma física, leve-a para fazer exames veterinários regularmente. Se a sua calopsita se sente um pouco debilitada, é menos provável que se disponha a falar.



3



A calopsita deve estar feliz. Dê a ela muita atenção e estimule-a mentalmente. Ensiná-la a falar é parte dessa atenção, mas você também deve dar a ela brinquedos para brincar, além de elogios e afeição, com ou sem fala. O cérebro de uma calopsita precisa ser estimulado para que ela se sinta feliz.


Além disso, o pássaro deve estar em um ambiente agradável a ele. Dessa forma, ele se sentirá mais confortável enquanto aprende as palavras.



Método 2



Ensinando a calopsita a repetir palavras



Passo 1



Treine o pássaro em um lugar silencioso. Isso fará com que ele se concentre apenas em você e em suas palavras. Se o seu pássaro se distrai facilmente, você pode tentar conversar com ele mantendo a gaiola coberta. Isso também eliminará as distrações visuais.



Passo 2


Apresente ao pássaro uma frase de cada vez. Use palavras fáceis e curtas que você tenha o hábito de dizer com frequência, como o nome de sua calopsita. [4] Se você quer ensinar a ela algo diferente de seu nome, lembre-se de usar uma frase simples, contendo uma ou duas palavras relativamente agudas.


Como calopsitas têm uma amplitude vocal aguda, você talvez não consiga ensinar palavras ditas em tons graves.


Use as palavras no momento certo — por exemplo, não ensine "Bom dia" no meio da noite, quando você está prestes a dormir, e vice-versa.



Passo 3


Concentre-se nas palavras que "agradam" ao seu pássaro. Observe os olhos da calopsita. As pupilas dela ficam maiores quando você diz uma certa palavra? O topete se levanta para indicar empolgação ou interesse? Se você não observa qualquer reação, pode ser que não esteja ensinando uma palavra que ela gosta de falar.

A calopsita talvez não esteja repetindo a frase por outras razões. Por exemplo, pode ser que o pássaro não seja fisicamente capaz de dizê-la.



Passo 4


Fortaleça o comportamento com reforços positivos. Dê ao pássaro muitas guloseimas e atenção sempre que ele disser uma palavra corretamente. Dependendo das preferências dele, talvez não haja uma coisa "certa" a se fazer. Alguns deles podem gostar mais da comida humana, enquanto outros talvez prefiram alimentos para pássaros. Independente do que você escolha fazer, cuide para que seja algo positivo.



Passo 5


Repita a frase com frequência e seja paciente. Não importa quão inteligente seja o seu pássaro, ele não é Einstein. É preciso ter paciência, ou ele sentirá medo e você perderá todo o progresso já obtido até agora. Um único movimento de mão pode fazer isso — seja cuidadoso!



Passo 6


Complique e aumente as frases ensinadas. Assim que o pássaro houver aprendido uma frase, dê a ele mais para aprender. Afinal de contas, você não quer ouvir a mesma coisa todos os dias.
Experimente narrar o que você faz para a calopsita. Quando der a ela uma maçã, diga "quer um doce?" — se você o fizer com frequência suficiente, e ela gostar de falar, é possível que comece a repetir a frase quando você chegar com uma guloseima.

Experimente assobiar para a calopsita. Se você der a ela uma série de notas, repetidamente, ela pode repetir a sequência de volta. No entanto, saiba que, quando ela aprender a assobiar, pode preferi-lo em vez de falar, já que é mais fácil para pássaros.

Voltar ao Topo
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum