Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Criador De Pássaros
Criador De Pássaros
Admin
Admin
Mensagens : 111
Data de inscrição : 23/02/2013
https://clubedascalopsitas.forumeiros.com

Viajar com sua calopsita Empty Viajar com sua calopsita

Qui Jul 11, 2013 11:06 am
Viajar com sua calopsita


Viajar com a sua Calopsita poderia ser algo impensável, mas na prática é um ato que apenas requer alguma ponderação e preparação antes da partida.
A primeira coisa a se fazer é avaliar se a sua ave possui capacidade de adaptação em um novo ambiente, pois ela poderá ser nova ou velha demais, ou ainda em recuperação de um período de doença ou simplesmente ser frágil o suficiente e acabar não agüentando a viagem.
A melhor opção será então procurar um amigo ou até mesmo um hotel para animais que possa tomar conta da sua Calopsita convenientemente. Neste caso, você também terá que ter alguns cuidados, não basta apenas entregar o animal.


Faça um pequeno relatório onde você poderá descrever os principais pontos de comportamento e histórico clínico da sua Calopsita, assim como o telefone do veterinário para uma eventual emergência. Leve também uma pequena reserva de alimentos habituais e brinquedos para que assim ela não sinta uma diferença tão grande ao mudar para outra casa ou para um hotel.
No entanto, caso não tenha outra forma e você terá mesmo de levar sua Calopsita na viagem, antes da partida marque uma consulta com o veterinário para fazer um check-up, no intuito de detectar eventuais sintomas que a impeçam de viajar.
Informe ao veterinário para onde vai e quanto tempo vai estar ausente. O médico, melhor que ninguém, saberá quais as precauções a tomar para evitar doenças, parasitas ou mesmo mal estar devido a sua Calopsita se encontrar fora do seu habitual meio.
Dependendo do local que você for viajar, procure levar consigo os certificados de vacinação, pois desta forma você estará facilitando um possível tratamento dentro e fora do país.


Transportando sua Calopsita na viagem
O melhor meio de acomodar sua Calopsita durante a viagem seria dentro de uma gaiola ou um contentor específico para viajar com animais. Este deverá ter o tamanho suficiente para ela possa se movimentar livremente, mas não voar. As portas deverão estar bem seguras de preferência com grampos de segurança. Por fora, você deverá escrever o nome do animal, o seu endereço residencial e um telefone de contato. Verifique qual o tipo de contentor que as companhias aéreas aceitam, pois elas costumam ter rígidas normas para esta categoria. E lembre-se que é importante antes da viagem, habituar a ave a permanecer dentro do contentor. Para evitar risco de perda ou extravio, além da identificação por fora que já mencionamos, é também de suma importância colocar no pé de sua Calopsita uma anilha de identificação.


Materiais que você deverá levar consigo durante a viagem
- Uma gaiola para manter a Calopsita durante a estadia no local de destino;
- Comida suficiente para a viagem (e mais se no destino não puder adquirir);
- Água fresca para toda a viagem;
- Recipientes para a comida e água;
- Brinquedos habituais;
- Medicamentos recomendados pelo veterinário;
- Material para a higiene e cuidados do animal (cotonetes, cortador de unhas especial para
aves);
- Estojo de primeiros socorros.




Planeje a viagem com antecedência
Ao planejar sua viagem procure obter o telefone para contato de um veterinário na cidade de seu destino, também verifique se poderá comprar lá a alimentação necessária. Escolha um hotel (alojamento) que aceite a permanência de animais (certifique-se sempre, o melhor mesmo é telefonar com antecedência). Acampar não é uma boa solução de férias para a sua Calopsita, pois ficará sujeita a potenciais predadores e bem como variações atmosféricas inesperadas.


Nunca dê á ela calmantes ou tranqüilizantes a menos que tenham sido prescritos pelo veterinário. Tenha em mente que estes tipos de medicamentos poderão diminuir os fatores de equilíbrio e reação impedindo assim que a sua Calopsita possa fugir e ultrapassar eventuais situações de risco durante a viagem.
Nos dias anteriores à viagem não altere as rotinas e a alimentação da sua ave, pois isso poderá causar um stress excessivo.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos