Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ir para baixo
Criador De Pássaros
Criador De Pássaros
Admin
Admin
Mensagens : 111
Data de inscrição : 23/02/2013
https://clubedascalopsitas.forumeiros.com

 Calopsitas - Alimentação Empty Calopsitas - Alimentação

Qui Jul 11, 2013 11:04 am
Alimentação


Dê Frutas, Verduras e Legumes ao seu amiguinho: Prefira sem agrotóxicos.


Devem ser dados crús: Couve (à vontade), jiló, catalônia, almeirão, cenoura, beterraba, bertalha, folhas de cenoura, folhas de beterraba, abobrinha, rúcula, abobrinha, bróculis, couve-flor etc.


Devem ser dados cozidos: Milho verde, batata doce, sementes de abóbora (semi-torradas).
Milho verde. 1 vez por semana (cozido - nunca dê cru). Por que não dar milho crú? Entre outros fatores, o milho crú deixa o intestino susceptível à bactérias e pode também facilitar o desenvolvimento de coccidiose.


Ovos: Periodicamente. Muito bem cozidos. Massacre nas mãos , gema e clara. Uma boa opção é dar farinhada de ovos ao invés de ovos cozidos (compra em pet shop). O risco de contaminação é menor.


Frutas: Maçãs (sem as sementes porque a semente de maçã contém um ácido que é tóxico para aves). Mamão (com as sementes), banana (com a casca), melancia (com as sementes). Cuidado com produtos com agrotóxicos. Se usá-los retire as cascas e as sementes das frutas.


Frutas, verduras e legumes, com ou sem agrotóxicos, devem ser lavados com HIDROSTERIL, pois hidrosteril tem em sua composição o Permanganato que é ativo contra Giárdia. Por que esterilizar com hidrosteril? Lembrem-se que, desde a colheita até o momento em que você adquire a fruta, verdura ou legume, ela passa pela mão de muita gente. Pense: Será que esta gente lavou a mão depois que foi ao banheiro? E lá na fazenda onde está a plantação? Esta verdura não levou uma mijadinha de cachorro? Não levou também uma cagadinha de pomba? Tudo isto traz contaminação, portanto... Lave, esterilize as verduras, legumes e frutas!


Se seu amiguinho não gosta de frutas você pode obrigá-lo a comer sem fazer força. Como? Pegue a fruta, massacre na água de beber, e coloque no bebedouro. Lembre-se de trocar esta água com frequência! Deixe no máximo por 3 horas. Uma boa saída é não deixar água disponível durante a noite, assim pela manhã, eles vão estar com sede e tomar seu suquinho, mas se você é um dono apressado ou esquecido, não faça isto, pois você pode sair e não deixar água e eles morrerem de sede.


Como acostumar sua ave a comer verduras e legumes? Pique as verduras ou legumes e coloque no fundo da gaiola misturadas com sementes. Calopsitas adoram ciscar e quando forem ciscar as sementes acabarão por comer as verduras.


Você pode também fazer um colar de frutas, verduras e legumes com um barbante. Ponha pedaços de cores diferentes... Por exemplo: um pedaço de cenoura e sem seguida um pedaço de bróculis e daí por diante. Amarre o colar na gaiola e deixe lá. Seu amiguinho com certeza vai querer brincar com o colar e vai acabar comendo.


Cálcio e Proteína: Muita gente para suprir sua calopsita de cálcio costuma dar queijo branco e para suprir as proteínas costumam dar ração de cachorro. Oras... Isto é um erro! Vejamos porque:
Cálcio: A maioria de rações possuem um teor de cálcio e, normalmente, as pessoas colocam uma ossiba no viveiro. Isto já supre a ave de cálcio não havendo necessidade de dar queijo branco que é derivado de leite e... As aves não toleram bem o leite, pois não têm no organismo a enzima necessária para digerir o leite. Portanto... Queijo branco, além de desnecessário, não é uma solução muito adequada.


Proteína: Há quem costuma dar ração de cachorro para suplementar a ave de proteína... Prática esta inadequada, porque: Se a ave já consome farinhada de ovos, já está consumindo proteína necessária, sem contar que, na maioria de rações também já existe um teor de proteínas.


Ofereça: Cartilagem de tubarão. Sempre! (Deixar disponível na gaiola). Pedras de cálcio não são uma boa, pois contêm gesso e pode prender o intestino de sua ave.


Sementes: prefira as que tenham boa procedência. Leiam abaixo o ítem “Ração Própria para Calopsitas”.


Ração própria para calopsitas. Escolha as que estejam embaladas e que tenham procedência. Rações que são vendidas por quilo em mercados podem conter contaminações e matar seu pássaro.Peneire 2 vezes por dia e troque a ração, pelo menos , uma vez por semana.
Se sua calopsita come só sementes, você pode reforçar a alimentação dela usando: farinhada, papa de ovo, mix de frutas, etc. Uma boa opção também é:
Neston flocos: apenas 1 vez por semana para não engordar sua ave. Neston contém vitaminas diversas.


Ração Extrusada é indicada, no entanto leve em conta os fatores:
Ao optar por ração extrusada não retire de uma vez as sementes. Faça em processo gradual. Ofereça na primeira semana 1/3 de extrusada e 2/3 de sementes. Na segunda semana 2/3 de extrusada e 1/3 de sementes. Nunca coloque extrusada e sementes no mesmo comedouro, pois a umidade é diferente.
Pense bastante. Reflita se você deve mesmo dar APENAS ração extrusada para sua calopsita. Lembre-se de que é da natureza da ave comer sementes e pondere também que as sementes você sempre vai encontrar em algum lugar. Será que os fabricantes sempre irão manter a produção e fornecimento de extrusada? Além disto, tome cuidado ao comprar. Verifique a validade e examine se a ração não tem bolor ou qualquer outra anormalidade.


Água... Água!!! Que tal água limpa para beber? Bommm... né? Você não toma água suja... Toma? Então troque a água de seu amiguinho pelo menos 2 vezes por dia, tá?


ALIMENTOS QUE PODEM CAUSAR PROBLEMAS: Alface (provoca diarréia), Agrião (irrita as mucosas do estômago e do intestino. Principalmente os Psitacídeos toleram mal o agrião).Fermentados (pão, bolo, etc.). Leite (as aves não possuem no organismo a enzima que processa o leite).


TÓXICOS PARA PÁSSAROS: Álcool , café, chocolate, pêssego, cereja, figo, amêndoas, sementes de maçã, abacate, azaléia, begônia, cogumelos, cebola, ervilha, salsinha, cebolinha, scheflera, abricó, eucalípto , feijão de fava, lírio, comigo ninguém pode, prímula, açafrão, fumo, jasmim, samambaia, caroço de pêssego e caroço de ameixa.


Lendas: Pão e café com leite faz bem para calopsitas. Não é verdade! Café é tóxico e elas não digerem bem o leite.
Pimenta faz calopsita falar. Não é verdade! Calopsitas falam quando são pegas desde pequenas e são criadas sozinhas (sem outras calopsitas) com seus donos. Elas os assumem como se fossem do bando e, por isto, aprendem a falar.
Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos