Outubro 2017
SegTerQuaQuiSexSabDom
      1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031     

Calendário Calendário


Raças de Forma ou Posição

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Raças de Forma ou Posição

Mensagem por Criador De Pássaros em Sab Mar 02, 2013 4:34 pm

Os canários de forma e posição são também conhecidos por Canários de Postura e, em Portugal, Canários de Porte.
As características principais dos canários destas raças relacionam-se com a configuração do corpo e a posição que assumem no poleiro. O canto, que em algumas raças é bastante apreciado e importante para a sua classificação, nestas quase nunca é referido por não constituir factor necessário ou fundamental.
Os ingleses juntam a palavra Fancy a muitas destas raças a qual, não existindo uma tradução à letra para português, significará "artificial", "fantasia", isto é, obtida através de selecção cuidada. No entanto, nos nossos dias, muitos criadores e estudiosos já não aplicam esta designação.
Os Canários de Forma e Posição dividem-se em dois tipos - Ingleses e Frisados.





Norwich

O canário NORWICH teve a sua origem em Inglaterra, no condado de Norfolk, sendo esta bonita raça reconhecida em 1890, aquando da reunião de criadores em congresso, na cidade de Norwich.
As belas linhas do canário NORWICH e o seu temperamento dócil fazem com que seja muito apreciado e desperte a curiosidade dos visitantes das exposições.
O NORWICH tem uma configuração maciça e arredondada, uma cabeça bem proporcionada e ligada directamente ao corpo, os olhos bem centrados dando a sensação de pequenos e encravados, bico pequeno, pescoço curto e largo. As pernas são relativamente curtas e delgadas, as asas estão bem coladas ao corpo e a cauda, que é também curta e fechada, deve parecer o seu prolongamento.
O tamanho do NORWICH anda à volta de dezasseis centímetros, embora os criadores tentem obter exemplares maiores, o que em nada o vem prejudicar desde que mantenha o standard. A plumagem é macia, sedosa e bem acamada no corpo. As cores mais apreciadas são as uniformes - amarelo ou alaranjado (os brancos são raros).
Em relação aos dotes reprodutivos, os NORWICH são considerados bons ou médios, tendo muita influência a forma e lugar onde foram adquiridos. É aconselhável a criação em casal, como em todas as raças de grande porte. Os machos são boas pais, cuidando dedicadamente da fêmea e dos filhos.



Yorkshire

O YORKSHIRE teve a sua origem nos fins do século XIX, a partir do acasalamento da raça Lancashire com o canário belga Bossu e com o Norwich.
Canário esguio e comprido, de plumagem lisa e abundante é o gent of the fancy em Inglaterra. desde o seu aparecimento até aos nossos dias a raça YORKSHIRE tem vindo a sofrer modificações que o tornam hoje um canário diferente do primitivo. O YORKSHIRE ó de todos os canários existentes um dos que apresenta uma forma de corpo mais curiosa, sendo um gigante entre todas as raças quando se coloca no poleiro em posição erecta, assumindo o porte de exposição.
O tamanho do YORKSHIRE anda à volta dos dezassete centímetros, havendo a tendência, entre os criadores, para o aumentar um pouco mais. Tem um bico curto e uma cabeça arredondada e bem definida, que se deve fundir com o pescoço e resto do corpo, de uma forma suave e elegante. O corpo apresenta um afunilamento gradual até à cauda, esta de penas compactas e fechadas. As asas permanecem bem coladas e as suas extremidades não se cruzam. As pernas são compridas e direitas colocando-se perto uma da outra para manter o corpo na posição erecta e imponente, principal característica desta raça.
Nos fins do século passado como imagem de elegância, dizia-se que o YORKSHIRE devia passar por um anel de homem, enquanto nos nossos dias a raça adquiriu uma forma mais "avolumada".
A plumagem do YORKSHIRE é compacta e bem aderente ao corpo não interessando a sua coloração, embora sejam muito apreciados os canários de cor uniforme. As qualidades reprodutivas são normalmente boas, quando adquiridos exemplares seleccionados.
avatar
Criador De Pássaros
Admin
Admin

Mensagens : 92
Data de inscrição : 23/02/2013

Ver perfil do usuário http://clubedascalopsitas.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum